Wittmann redefine controlo de robôs

image Baseado em PC industrial, o controlo R8 da Wittmann (Viena, Áustria) facilita as interacções complexas entre o robô e a máquina de injecção e contribui para aumentar a produtividade da célula de produção.

Totalmente revisto, o módulo de planeamento de itinerários TruePath – introduzido com o controlo R8 – foi optimizado para as necessidades típicas do movimento do robô relacionadas com  máquina de injecção e com os equipamentos a jusante na célula de produção. Para além dos momentos de desmoldação que sõ executados na área dos moldes, os algoritmos de regulação foram definidos para reduzir a vibração e o ruído. Cada movimento do robô é executado com os ângulos e velocidades de entrada e saída mais adequados, visando a máxima eficiência. A função TruePath proporciona também  possibilidade de alterar a velocidade a qualquer momento, sem sair do itinerário.

imageA função SmartRemoval monitoriza todos os processos relevantes em modo paralelo e antecipativo, quer se trate de acções do robô quer da máquina. O software calcula o processo optimizado de remoção em comunicação com o controlo da máquina. O movimento de abertura dos moldes é usado como base par calcular a velocidade da kick-stroke, o que permite reduzir até 15% do tempo de remoção de peças.

Usado a função EcoMode leva a reduzir o consumo de energia e a emissão de ruído, o mesmo tempo que contribui para prolongar o tempo de vida útil dos órgãos mecânicos do robô. O controlo do robô analisa o tempo de ciclo actual e o tempo de espera sobre o molde. A velocidade e aceleração fora da área do molde são reduzidas para minimizar o tempo de espera do robô durante o ciclo seguinte. Desacelerando a velocidade do eixo transversal, por exemplo, prolonga o tempo de vida útil dos rolamentos.

A função Soft Torque viabiliza   remoção das peças moldadas não só via controlo de posição e de movimento, mas também empurrando as peças “aproximaivamente” pelos ejectores para a ferramenta o robô. Este está preparado para absorver e compensar automaticamente as forças, o que também contribui para prolongar o tempo de vida útil dos eixos, rolamentos, correias, etc..

imagePara grantir uma maior protecção dos equipamentos instalados na área do robô, a função FlexSafe permite definir até 255 áreas de operação do robô.

As áreas críticas – tais como as colunas, as portas de protecção da máquina de injecção, os tubos de água ou quaisquer outros equipamentos a jusante – podem ser protegidas contra impactos causados por eros. Todos os eixos do robô, incluindo os eixos complementares opcionais (pneumáticos), são considerados quando o controlo R8 analisa as áreas de segurança.

A função alargada PartTrack permite o seguimento de objectos em movimento, por exemplo, sobre um tapete transportador, graças à utilização de um encoder incremental. Um sensor ou um sistema óptico fornece o sinal inicial (selecção do objecto) necessário para o seguimento e pick-up subsequente. O setup do sistema é relativamente simples, já que o transportador não tem que ser posicionado a um ângulo certo relativamente aos eixos do robô e a sua orientação pode ser escolhida.

O controlo R8 está disponível para toda a gama de robôs WITTMANN, desde os robôs de entrada lateral até aos SCARA.

Para mais informação, contactar WITTMANN Robot Systeme GmbH