Desgasificador lateral de duplo fuso

image A Coperion (Estugarda, Alemanha) introduziu várias melhorias nos seus desgasificadores laterais ZS-EG: os fusos foram optimizados, os modelos standard foram projectados para um vácuo absoluto até 50 mbar (pressão de desgasificação menor, a pedido), e os accionamentos têm velocidade variável.

As novas unidades têm diversas vantagens comparativamente às unidades de ventilação aberta. Podem ser fornecidas como alternativa económica como segmento do cilindro combi de uma extrusora de duplo fuso ZSK. Substituindo o cilindro de ventilação aberta por um cilindro combi permite tirar todo o partido da tecnologia ZSK, obter uma desgasificação eficaz, mesmo que o material tenha elevados de teores de ar e humidade, com tempos de residência aceitáveis, de forma a poder aumentar a produção em 10 a 15%. Por outro lado, a qualidade e consistência do composto é melhorada na medida em que nenhum material volta à unidade de processamento. Os custos de produção e os tempos de de limpeza e manutenção são reduzidos, a operação e controlo da máquina é mais simples e há menos risco de acidentes, especialmente na fase de arranque.
A unidade ZS-EG deve a sua elevada capacidade de ventilação aos dois fusos co-rotantes. A direcção de rotação mantêm o produto na zona de processamento. A secção larga do canal assegura baixas velocidades de gás. Com ligações rápidas, a unidade ZS-EG é fácil de instalar e retirar para limpeza e manutenção.
Como aplicações típicas destas unidades de desgasificação de duplo fuso podem referir-se a produção de compostos reforçados com fibra de vidro, compostos com cargas elevadas , compostos madeira-plástico (WPC) ou ainda elastómeros termoplásticos (TPE).