Nova máquina SWL para acessórios de electrofusão

image A MSA Engineering Systems (Reino Unido) desenvolveu uma nova máquina SWL (saddle wire laying) para aplicar fio metálico directamente na face curva dos acessórios de selagem por electrofusão, usados para ligar tubos termoplásticos em instalações de gás, água e indústrias petroquímicas. A máquina permite a produção de acessórios de grande dimensão, tipicamente com saídas de diâmetro até 280/315 mm, tamanho global de 450 x 450 mm e diâmetro de sela a partir de 90 mm até infinito.

imageO método patenteado da MSA insere o fio metálico num acessório injectado num processo CNC que tem várias vantagens e é mais flexível que os métodos tradicionais. No caso dos acessórios de selagem, este novo processo elimina os problemas da colocação do fio em placas com trilho que são poteriormente inseridas nos moldes dos acessórios. Além disso, o novo processo também permite a fabricação de acessórios de grande dimensão.

A MSA também fabrica uma gama de máquinas CNC horizontais e verticais para a produção de acoplamentos de 10 a 1200 mm de diâmetro. Joelheiras, redutores, Ts e placas de electrofusão podem também ser feitas nas mesmas máquinas. A MSA produz ainda unidades de controlo de electrofusão (ECU), incluindo a COMBI-UNIT que combina gerador e unidade de controlo numa única unidade portátil.

Durante a próxima K 2010, a MSA vai expor uma máquina SWL com unidade de controlo de electrofusão NEXUS 500-LT.