Sistemas de secagem pagos com a poupança de energia

A MORETTO (Massanzago, Itália) propõe a instalação dos sistemas de secagem EUREKA sem contrato de compra e sem investimento inicial para o utilizador. Este pagará apenas um valor mensal baseado na economia de energia, calculada entre o consumo do sistema anterior e o consumo do novo equipamento. Ao fim de dois anos, o sistema estará pago e passa a ser propriedade do cliente. Todo o investimento é suportado com as economias de energia. Se não estiver satisfeito, o cliente pode devolver o sistema à MORETTO sem qualquer custo extra.

O projecto EUREKA visa proporcionar aos transformadores – sobretudo aos transformadores de PET – um novo modelo de negócio, em que se usa o valor da energia – cerca de 30% dos custos de transformação, logo a seguir ao custo da matéria-prima – para substituir o investimento inicial. Em vez de investir capital, recorrer ao leasing ou  outra alternativa de financiamento, o cliente pode negociar com base nos consumos de energia.
A base para este projecto é a nova unidade múltipla X MAX system (secadores X MAX combinados com o controlador FLOWMATIK e os depósitos OTX), com o seu leito desumidificado com o dobro da dimensão convencional.  A redução do consumo de energia é conseguida com a utilização do zeolite, um mineral vulcânico, como filtro molecular. O canal de ar do secador X MAX tem localização central e o aquecedor esta colocado no meio do canal. Com o permutador de calor também no centro é possível assegurar a recuperação total da energia regenerada e cada watt é usado no tratamento do polímero.
Os sistemas de secagem da MORETTO, totalmente automáticos, permitem produções até 8000 kg/h, em combinação com um gerador modular de 20 000 m³/h, conferindo total flexibilidade entre três e dez unidades modulares de secagem e entre 1 a 32 depósitos de secagem, sem ar comprimido ou água de arrefecimento. Em resultado, obtém-se uma secagem mais rápida, consistente e suave de polímeros altamente higroscópicos – como o PET – com a vantagem de uma redução significativa do consumo de energia. O factor que distingue este sistema multi-torre dos sistemas convencionais é a capacidade para manter um ponto de orvalho consistente em todo o processo, tingindo assim elevados níveis de eficiência e total flexibilidade operacional, por exemplo, no conjunto de tamanhos e pesos de pré-formas. A eficiência nunca é comprometida, mesmo a baixas produções.

O novo sistema ajusta-se à tendência para o aumento das cadências de produção de pré-formas PET. Este aspecto é particularmente importante à medida que se aumenta o número das cavidades do molde. São considerados todos os factores que influenciam o processo de secagem dos granulados plásticos e do PET em especial: tipo de material, tamanho dos grãos, densidade aparente, temperatura, ponto de orvalho, tempo de residência, caudal de ar específico, teor de humidade inicial, teor de humidade residual final e viscosidade. Num sistema multi-secador, cada unidade, com o seu próprio circuito de ar e controlo do ponto de orvalho, pode ser programada para a mesma temperatura e caudal de ar mas, ao mesmo tempo, para diferentes pontos de orvalho. O controlador FLOWMATIK gere todas as sequências relevantes – nenhuma regeneração simultânea é necessária – pata manter a mistura do ar de processo dos secadores a um nível constante de cerca de -65° C.  O gráfico mostra como um baixo ponto de orvalho melhora o resultado final em termos de ppm, mantendo-se as condições de tempo e temperatura.

 image

O controlo integrado FLOWMATIK está desenhado e programado para detectar a capacidade de cada um dos depósitos, a densidade aparente do material, o tempo de residência desejado, a temperatura e o caudal de ar. "Uma vez obtido o controlo do processo, pode ser estabelecido o tempo exacto de secagem necessário. Basta introduzir o tipo de material e a produção desejada e o sistema tomará conta do resto" – diz Renato Moretto. Ajustando o caudal de ar cadência de produção, obtém-se economias óbvias. Por outro lado, o sistema FLOWMATIK separa o PET a secar, primeiro num depósito maior com uma temperatura relativamente baixa e depois num segundo depósito mais pequeno, com a habitual temperatura de 180 °C. A abordagem eficiente do sistema EUREKA foi projectada para economizar até 50% do caudal de ar. A pesquisa no sentido de uma maior eficiência e vantagem para o utilizador utilizou a simulação fluidodinâmica e termodinâmica para optimizar o projecto dos depósitos. Foi detectada a circulação não uniforme do fluxo de ar através do depósito, combinada com gradientes de temperatura até 80 °C (do centro para o exterior). Além disso, o material pode conter o dobro do teor de humidade em relação à média em todo o depósito. Conclusão: dado um tempo de residência nominal de 4 horas, algum material sai ao fim de um tempo de apenas 2,5 horas.
Outra vantagem de processamento é a possibilidade de colocar um secador off line enquanto se instala um novo secador em substituição. Mesmo a caudais mais baixos, é possível atingir não só uma considerável economia de energia, mas também um aquecimento uniforme e uma regeneração eficiente.

O sistema FLOWMAX pode ser utilizado em várias configurações de acordo com a necessidades, designadamente os conjuntos de unidades X MAX, designados FLOWMAX UNI Twin e Multi.  Um sistema FLOWMAX UNI é composto por um um conjunto de secadores X MAX com um só depósito, permitindo a desumidificação de grandes quantidades de material – até 8,000 kg/h. Na realidade, o X MAX é um sistema multi-tower com performance constante. Enquanto um secador está em regeneração, a outras unidades continuam em operação até chegar a sua vez de, um de cada vez, entrar em regeneração. Isto assegura um processo estável, mas também uma rotação da regeneração dos secadores, a qual pode ocorrer em ciclos de 72 a 100 horas.

O depósito MORETTO OTX, com geometria redesenhada, resolve o problema da falta de uniformidade do fluxo do granulado, permitindo gerir o processo de modo mais eficiente.  A difusão de ar também foi optimizada eliminando as diferenças de temperatura. "Em vez da mistura não controlada que ocorre nos depósitos convencionais, o nosso depósito consegue uma mistura muito mais uniforme de teor de humidade em ppm, em menos tempo" – afirma Renato Moretto. Por exemplo, o controlo melhorado do teor e da uniformidade permite uma redução do tempo de secagem, que passa das típicas 6 horas para 4 ou mesmo menos. Além disso, as temperaturas de secagem podem baixar de 180° C para 175° C, e o caudal de ar pode baixar 40%, atingindo-se um teor de humidade final de 20 ppm (ver gráfico).

image

imageEm suma: com o novo depósito da MORETTO, ode obter-se a mesma produção com menos 30% de tempo de secagem, menos 40% de caudal de ar e menos 25% de volume de depósito. Cada depósito tem o seu próprio aquecedor, uma válvula de ar que permite variáveis automáticas, e um caudalímetro, servindo para desde 1000 a 10 000 litros e, consequente, proporcionando uma solução de elevado volume flexível e altamente eficiente.