Eficiência energética e e-Produção na EuroMold

image A 17ª EuroMold, feira internacional da Fabricação de Moldes, Design e Desenvolvimento de aplicações, terá lugar nos dias 1 a 4 de Dezembro em Frankfurt/Main, Alemanha. A feira espera cerca de 1500 expositores de 45 países e aproximadamente 60 mil visitantes. A Turquia será o "país convidado". O programa inclui várias exposições especiais, como "Eficiência Energética e Fabricação de Moldes" e "e-Production para todos", bem como várias conferências e seminários.

 

Com o conceito "Da Ideia ao Protótipo e à Produção em Série" , a EuroMold pretende abranger todo o processo e envolver todos os elos da cadeia: projectistas, fabricantes de moldes, construtores de máquinas-ferramentas, fornecedores subcontratados e utilizadores de moldes. A área central da fabricação de moldes é completado com as áreas da Prototipagem Rápida, CAD/CAM, Simulação e Produção Virtual, ferramentas e máquinas-ferramentas, engenharia e projecto.

A EuroMold contará com expositores de pelo menos 45 países. Vários países estão a reforçar a sua participação, designadamente a Coreia do Sul (+66.7 % comparativamente à feira do ano anterior), Turquia (60.0 %), Reino Unido (+55.6 %), Espanha (+16.7 %) e França (+10.5 %). 23.9 % dos expositores pertencem ao sector da fabricação de moldes, seguindo-se a área da prototipagem e moldes rápidos (9.9 %). O terceiro sector é o da simulação e produção virtual (8.9 %, com um aumento de 5.9% comparativamente a 2009). O sector do design representa 5.8 % dos expositores inscritos até Julho, o que representa um aumento de 38.1 % comparativamente a 2009.

A exposição principal será completada por diversas exposições temáticas especiais. A exposição ‘e-Production for Everyone’ (no pavilhão 11) ilustrará as tendências e aplicações futuras para a produção de aditivos. A exposição ‘Energy Efficiency and Moldmaking’ (no pavilhão 8) mostrará exemplos inovadores de implementação de soluções de eficiência energética no sector da fabricação de moldes. Esta exposição especial terá uma área de 270 m² e incluirá várias demonstrações ao vivo e informação em "primeira mão" sobre controlo de temperatura, técnica "cast-on", etc..  A nova exposição "House of Creation" (no pavilhão 11) abrangerá as áreas ‘Design + Engineering’, ‘Materials’, ‘Simulation + VR’ and ‘Rapid Prototyping and Manufacturing’.

Estão também agendadas vários seminários técnicos e conferências especializadas internacionais. Entre elas, a 12ª Conferência Wohlers dedicada a Produção de Aditivos, marcada para o dia 3 de Dezembro. O programa inclui ainda conferências e seminários sobre a Turquia, e sobre Design Industrial e Automóvel, Materiais, Projecto e Engenharia, Simulação e Produção Virtual e ainda sobre Fabricação de Barcos. Organizadas em cooperação com o DGM (Deutsche Gesellschaft für Materialkunde ), estas conferências têm entrada livre para os visitantes da EuroMold.