Encontro final do consórcio CLUSTERPLAST

image Culminando 18 meses de colaboração, as regiões e "clusters" envolvidos no projecto europeu CLUSTERPLAST realizaram o seu segundo e último encontro de disseminação, que teve lugar nos dias 28 e 29 de Junho, em Charbonnières-les-bains / Lyon (França).

Os resultados e actividades do projecto foram apresentadas, abrangendo cada um dos sete eixos do Plano de Acção Conjunto: 1/Partilha de infraestruturas de RTD, 2/Tansferência de conhecimento, 3/Mobilidade, 4/Projectos de I&D comuns, 5/Empreendedorismo, 6/Formação e treino, 7/Aprendizagem e e apoio recíprocos. O encontro contou com 93 participantes (24 das organizações de "cluster", 16 de empresas, 28 de entidades públicas, 21 de universidades e centros de investigação e 4 de outras entidades). Para obter cópias das comunicações, CLICAR AQUI.

O projecto CLUSTERPLAST teve como objectivo promover as sinergias entre entidades locais regionais, empresas e centros de investigação de seus regiões europeias. Envolveu um consórcio de 15 parceiros de seis países::CLUSTERLAND (Áustria), PROPLAST (Itália), Région Rhône-Alpes/PLASTIPOLIS (França), ENGINEERING & TOOLING/CENTIMFE/CEFAMOL/OPEN/IST/CM-MARINHA GRANDE (Portugal), Zlinsky/TICZLIN/PLASTR (Rep. Checa) e UA/IMPIVA/AVEP (Espanha).