Conferência SPF 2010

A conferência anual sobre Filmes Plásticos SPF 2010, organizada pela Maack Business Services terá lugar em Dusseldorf nos dias 25 a 26 de Outubro, imediatamente antes da K 2010.

Os participantes terão informação actualizada sobre os principais desenvolvimentos em polietilenos, polipropilenos, plastómeros e elastómeros, protagonizados por empresas como Borealis, ExxonMobil, Ineos, LyondellBasell, Mitsui e Polimeri Europa. Paulo Cavacas (Borealis) fará uma apresentação sobre novos gruas de PELBD. A tecnilogia tie-layer para filmes barreira multi-camadas será apresentada pela Equistar, uma subsidiária da LyondellBasell, enquanto a Nippon Gohsei apresentará a sua mais recente resina barreira multi-funcional, Nichigo-P. A Ube e a DSM trazem novidades na área das poliamidas para filmes de alta performance, e a Topas falará sobre a utilização das suas ciclo-olefinas como camadas funcionais em filmes especiais.
Depois de uma visão panorâmica a cargo da European Bioplastics, o tema dos biopolímeros desdobrar-se-á por várias comunicações apresentadas pela Novamont (MaterBi), pelo Instituto Fraunhofer (biopolímeros para aplicações em papel e filme), pelo centro de Pesquisas VTT da Finlândia (revestimento barreira para filmes de biopolímero) e Galactic (reciclagem química do PLA como alternativa à compostagem).
No capítulo dos aditivos, a Danisco apresentará os seus aditivos baseados em materiais renováveis, a Milliken apresentará os mais recentes desenvolvimentos em matéria de agentes nucleantes para PE e a DuPont apresentará vedantes e aditivos de ionómero.
A Brampton Engineering vai apresentar a tecnologia de coextrusão multi-camadas flexSTACK e a tecnologia de bobinagem flexWIND. A NDC falará sobre medição de filmes por infra-vermelhos e a Optex apresentará diversas sugestões para resolver problemas de produção.
A conferência incluirá também comunicações de empresas transformadoras. A Treofan, produtor de BOPP apresentará um processo inovador para produzir filmes separadores para baterias, condensadores e pilhas de combustível. A Polyplex discutirá a dinâmica de mudança dos mercados de BOPET e a RKW falará dos novos desenvolvimentos em filmes de poliolefinas como produtos sustentáveis. A Innovia apresentará os seus filmes NatureFlex derivados de pasta de madeira. Finalmente empresas de marca como a Procter & Gamble e a Unilever apresentarão as suas próprias experiências em matéria de filmes plásticos.
O programa da conferência SPF 2010 está disponível AQUI.