Multiplicação de camadas

image A tecnologia de micro-camadas desenvolvida pela EDI (Extrusion Dies Industries, LLC, Chippewa Falls, Wisconsin, EUA) para filmes e folhas plásticas promete proongar o tempo de vida útil de produtos acondicionados em embalagens flexíveis e aumentar a moldabilidade das folhas para termoformagem.

Multiplicando selectivamente uma camada interna de EVOH em várias micro-camadas, obtém-se uma redução da taxa de permeação de oxigénio de 60 a 80 %. Como o EVOH imageé um material cristalino e relativamente quebradiço, a substituição de uma camada espessa por múltiplas micro-camadas aumenta a moldabilidade quer na termoformagem, quer nas embalagens tipo skin moldadas a vácuo. 
O multiplicador de camadas é um equipamento especial que pode ser projectado para multiplicar algumas ou todas as camadas criadas num feedblock de coextrusão. A estrutura de micro-camadas resultante passa image depois pelas condutas da fieira plana, de onde sai o filme com o perfil e a espessura de acordo com o especificado. Independentemenimage te do número de micro-camadas, a espessura total do filme e a quantidade de material não excedem o que se obteria com a coextrusão convencional.