Embalagem higiénica e decorativa para lacticínios

Na INTERPACK (Dusseldorf, 12 a 18 de Maio), a ILLIG vai apresentar conceitos tecnológicos novos e económicos para embalagem termoformada de produtos lácteos. A nova máquina de formar, encher e fechar FSL 48 será apresentada pela primeira vez para demonstrar a conformidade com a norma de higiene Classe II segundo a VDMA para equipamentos de enchimento e embalagem. Ao mesmo tempo, a nova estação de rotulagem no molde (IML) que pode ser integrada nesta máquina permite uma decoração brilhante das embalagens. Existe uma grande variedade de formatos possíveis e as paredes da embalagem a decorar não precisam de ser verticais.

image
Durante a Interpack, a ILLIG vai também mostrar soluções de termoformagem de embalagens com cortes profundos que até agora apenas podiam ser fabricadas por extrusão-sopro ou ou injecção. Para além disso, a ILLIG vai também mostrar as possibilidades na área das embalagens blister e skin.
A enchedora multi-pista, desenvolvida para a máquina FSL 48, pode incluir sistemas CIP (cleaning in place) e SIP (sterilization in place), e pode ser usada como enchedora asséptica. Os níveis de higiene vão desde a formação sob ar estéril até ao isolamento completo da zona de enchimento, passando pela esterilização do material das tampas por radiação UV. A máquina está ligada a um módulo gerador de ar estéril, vapor e peróxido de hidrogénio.
Todas as estações da máquina FSL 48 estão equipadas com servomotores de alta eficiência energética, que garantem alta velocidade (até 32 ciclos por minuto) e suavidade nas sequências de movimento. Graças à área de termoformagem de 480 x 320 mm (até 350 mm para embalagens sem decoração), em cada ciclo podem ser formados, cheios e fechadas 12 embalagens, que podem depois ser colocadas em caixas com dimensões adequadas à europalete. Todos os plásticos convencionais podem ser processados na máquina FSL 48, incluindo PS, PP, multi-camadas (PS/EVOH/PE, por ex.), APET ou mesmo PLA. A máquina admite também todo o tipo de tampas flexíveis seláveis a quente.
A unidade de IML integrada para a decoração das embalagens opera com rótulos pré-impressos e colocados em alimentador automático. São possíveis várias opções de decoração – 1 a 5 lados (incluindo a decoração em U e a decoração do fundo, com ou sem código de barras), com grande liberdade de geometria da embalagem. É possível usar rótulos de PP ou PS (sem adesivo adicional) ou de papel.