FKuR e assinam acordo para produção de compostos de BioPE

A Braskem (Brasil), maior produtor mundial de PE baseado em fontes renováveis e a FKuR (Alemanha), especialista em compostos com experiência em poliolefinas e bioplásticos, assinaram um acordo para o desenvolvimento e de compostos por medida de BioPE. O BioPE ou "PE verde" é um polietileno produzido pela Braskem a partir do etanol.

Em Setembro de 2010, a Braskem tornou-se o maior produtor mundial de PELBD e PEAD a a partir de fontes renováveis. O etanol que está na base do "PE verde" é produzido a partir da cana de açúcar cultivada no Brasil. A percentagem de matéria-prima renovável pode ir até aos 100%, consoantes as aplicações. Com a tecnologia da Braskem e a origem da matéria-prima, cada tonelada de BioPE equivale a uma captura de 2,5 toneladas de CO2, contribuindo para a redução das emissões de gases com efeito de estufa. O BioPE é 100% reciclável com os produtos actuais e, como não é biodegradável, o CO2 capturado durante o cultivo da cana de açúcar focsa sequestrado do plástico durante todo o ciclo de vida.
O BioPE tem as mesmas propriedades técnicas e de processamento que os polietilenos baseados no petróleo, pelo que pode ser transformado sem necessidade de investimentos adicionais.