Máquinas alemãs: forte subida das exportações

O ano de 2010 registou uma forte recuperação das exportações de máquinas alemãs para as indústrias de plásticos e borrachas. O aumento foi de 25,6 % mas ainda ficou abaixo do nível recorde de 2008. "É possível que esse recorde volte a ser atingido de novo este ano" – afirma Ulrich Reifenhäuser, presidente da associação VDMA – "as exportações alemãs aumentaram 46,5 % no primeiro semestre de 2011".
Os países principais compradores, que registaram crescimentos acima da média nas suas compras de máquinas alemãs, são liderados pela China, com um aumento de 67%, seguida pelos E.U.A., com 60 %, pela Índia, com 95 %, a Rússia, com 80, 1 %, o México, com 96,8 % e a Turquia, com 87, 3 %.
As vendas do sector alemão de máquinas para plásticos e borracha aumentaram 35% no primeiro semestre. "De acordo com as previsões, as vendas deverão registar um aumento de 18% no final do ano" – refere Thorsten Kühmann, director da VDMA – "No entanto, tendo em conta os dados mais actuais, o crescimento poderá chegar ou mesmo ultrapassar os 20 %. A indústria poderá portanto voltar a atingir e exceder o nível recorde".
A tendência positiva deverá manter-se em 2012. As encomendas da indústria aumentaram 23 % no primeiro semestre de 2011. As encomendas da Alenanha aumentaram 21 % as encomendas de fora da Alemanha aumentaram 24 %.