Nova tecnologia de PET barreira

A APPE, a divisão embalagem da LSB (La Seda de Barcelona), anunciou um acordo global com a ColorMatrix, fornecedor global de corantes líquidos e aditivos para plásticos, e com a KTW, especialista em moldes, para o desenvolvimento e lançamento de uma nova tecnologia de propriedades barreira para embalagens de PET e outros plásticos. O sistema, que visa inicialmente o mercado dos sumos e que será posteriormente introduzido para embalagens de alimentos e vinhos, será apresentado durante a World Juice Conference, que se realiza em Madrid nos dias 3 a 6 de Outubro.

O conceito que está na base da nova tecnologia barreira foi iniciado pela ColorMatrix. Como maior transformador e produtor de pré-formas e garrafas PET na Europa, a APPE (anteriormente conhecida por Artenius PET Packaging Europe)  trabalhou com a ColorMatrix para desenvolver o sistema para utilização comercial e industrial. O projecto incluiu o desenvolvimento de uma cápsula especial, criada em colaboração com a KTW, que também faz parte da barreira.

Segundo a APPE, o novo sistema apresenta diversas melhorias comparativamente às tecnologias barreira actuais, designadamente em termos de transparência e de potencial de reciclagem. Testes de tempo de vida útil mostraram bons resultados em matéria de prevenção da perda de vitamina C e de ingresso de O2. A APPE é a única empresa licenciada para vender esta tecnologia.
Com fábricas no Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Marrocos, Turquia e Grécia, a APPE pode oferecer aos clientes quer um serviço global, quer um serviço localizado. A APPE é também líder europeu na reciclagem de embalagens PET e o maior produtor de polímero PET para aplicações alimentares.