EuroMold espera 1500 expositores

image A 18ª edição da EuroMold, Feira Mundial da Fabricação de Moldes de Ferramentas, Design e Desenvolvimento de Aplicações, terá lugar em Frankfurt (Alemanha), de 29 de Novembro a 2 de Dezembro. A feira espera ter 1500 expositores de 45 países e aproximadamente 60 mil visitantes profissionais. A área de exposição aumenta 4,1%.
image Nos pavilhões 8, 9, 11 e na "Galleria" do parque de feiras de Frankfurt, a EuroMold vai mostrar todas as áreas do desenvolvimento de produtos, numa área total de 75,000 m². Os destaques para este ano vão ser as exposições temáticas “Innovations through Moldmaking and Tooling, “e-Production for everyone” e as diversas conferências, fora e workshops.

O conceito da EuroMold – "Da ideia ao protótipo e à produção em série" inclui toda a cadeia do processo e todas as partes envolvidas no desenvolvimento de produtos, dos designers aos fabricantes de moldes, aos fabricantes de máquinas ferramentas, e dos subcontratados aos utilizadores. As áreas centrais da EuroMold são a fabricação de moldes e ferramentas, bem como a prototipagem rápida, a produção de matrizes e protótipos, as soluções CAD/CAM, simulação e realidade virtual, máquinas-ferramentas e ferramentas, a engenharia e o design.

Os expositores da EuroMold 2011 vêm de pelo menos 45 países. A organização reportou um aumento da participação de expositores europeus, designadamente de Portugal, República Checa, Itália e Suiça. A Coreia é o "país parceiro" da edição deste ano, sendo de esperar um reforço da sua participação. Por outro lado, o carácter internacional da EuroMold sai reforçado com elevado número de empresas que participam pela primeira vez.
A área da fabricação de moldes e ferramentas representa 40,3% to total de expositores, seguindo-se os sectores da prototipagem rápida (16.8%), das ferramentas (15.5%), mas máquinas-ferramentas (15.3%), matrizes e protótipos (15%), software e hardware (13.9%) e engenharia (11.6%).

image O programa da EuroMold 2011 inclui várias conferências internacionais e numerosos fora e worksops, com interesse especial para os contactos internacionais e a partilha de inovações e tecnologia. A 13ª Conferência Wohlers, dedicada ao tema “Design Innovation from Additive Manufacturing” terá lugar no dia 1 de Dezembro. Três novas conferências foram anunciadas pela EuroMold, respectivamente sobre moldes de injecção (19 e 30 de Novembro), desenvolvimento com materiais plásticos (30 de Novembro) e pré-cálculo de injecção (1 de Dezembro). Outra conferência nova, dedicada ao tema "Estratégias e Tendências na Fabricação de Moldes e Ferramentas", está marcada para o dia 30 de Novembro.
Para além das conferências, realizam-se no pavilhão 11.0 os habituais fora sobre design e engenharia, simulação e realidade virtual, prototipagem rápida e design industrial. O tema "Coreia País Parceiro" tem o seu próprio forum, com dois dias de duração, no pavilhão 9.0. Todos estes fora tem entrada livre para os visitantes da EuroMold.

A DEMAT GmbH, organizadora da EuroMold show, tem vindo a desdobrar este sector de actividade por feiras temáticas em quatro continentes. A AsiaMold realizou-se em Guangzhou (China), de 21 a 23 de Setembro, em cooperação com a Messe Frankfurt. Nos dias 27 a 29 de Setembro, realizou-se a AfriMold em Joanesburgo (África do Sul). Nos dias 13 e 14 de Junho de 2012, em Detroit (EUA) realizar-se-á a terceira edição AmeriMold. A novidade no próximo ano será a EuroMold BRASIL, marcada dos dias 20 a 24 de Agosto em  Joinville (Santa Catarina). O calendário da DEMAT inclui ainda feiras na Rússia, Índia e Japão. Em 2012, haverá pavilhões EuroMold na RosMould de Moscovo (Rússia), de 19 a 21 de Junho, na DieMould India de Mumbai, de 19 a 22 de Abril, e na Intermold de Osaka (Japão), de 18 a 21 de Abril.