GreenMotion: materiais "verdes" no automóvel

image O projecto GreenMotion visa impulsionar a incorporação de materiais "verdes" pelo sector automóvel e criar uma rede galaico-portuguesa de empresas interessadas nesse objectivo. Na base do projecto, que conta com co-financiamento europeu (fundos FEDER, programa POCTEP), está um consórcio formado pelo CTAG – Centro Tecnológico Automóvel da Galiza (líder do projecto), pelo CIS-Madeira (Centro de Informação e Serviços da Madeira, da Galiza) e pelo PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (Portugal).

O objectivo do projecto é criar uma plataforma virtual que proporcione às empresas das regiões Norte de Portugal-Galiza, de uma forma próxima e acessível, toda a informação sobre os materiais ecológicos que poderiam utilizar-se na área automóvel para assim promover a sua incorporação nos veículos.

As empresas que o pretendam, poderão registar-se na plataforma, preenchendo um formulário muito simples na página web do projecto. A inscrição permitirá aceder a notícias, eventos e resultados do projecto, como à base de dados de materiais "verdes", que contém uma descrição de cada um deles de acordo com as normas automóvel, incluindo tanto os aspectos técnicos, como o impacto ambiental, o preço e a disponibilidade no mercado. Como exemplo das possibilidades destes materiais "verdes", será possível aceder a um "tablier" virtual, que mostre, clicando em cada peça, os plásticos que se utilizam hoje em dia e as suas alternativas mais favoráveis para o ambiente.
O objectivo final desta iniciativa é incentivar a criação de projectos inovadores no norte de
Portugal e na Galiza. Para isso, todas as empresas registadas na plataforma virtual GreenMotion poderão publicar na web as suas ideias de projecto e lançar buscas de parceiros para concretizar essas ideias e projectos.