A Imagem dos Plásticos não melhorou…

imageEm geral, os europeus consideram os plásticos entre os materiais mais úteis, mas ainda atribuem aos plásticos desvantagens ambientais. Esta é uma das constatações de um estudo levado a cabo pela PlasticsEurope sobre as percepções e atitudes dos cidadãos de seis países europeus. O estudo foi apresentado no XXVII SEMINÁRIO DE PLÁSTICOS por Rogério Pratas, responsável da PlasticsEurope em Portugal.

gil 1

Existem diferenças de percepção de país para país. Os alemães, por exemplo, têm uma imagem positiva dos plásticos. Em França, a opinião dos consumidores piorou, evidenciando falhas na forma como a indústria se apresenta e comunica.
As opiniões dos consumidores também variam consoante as aplicações. As aplicações médicas são consideradas "indispensáveis", quanto as aplicações de embalagem são as que reúnem opiniões mais negativas.

gil2

Os resultados da sondagem apresentada por Rogério Pratas evidenciam também que as opiniões negativas aumentaram entre 1997 e 2011. Estes resultados mostram que a indústria de plásticos está longe de conseguir comunicar as suas virtudes económicas e ambientais.

 

Os Factos sobre os Plásticos

A PlasticsEurope publicou recentemente a edição 2011 do relatório "PLASTICS – THE FACTS", relatório que documenta uma panorâmica sobre a indústria de plásticos na Europa, baseada nos indicadores estatísticos recolhidos e actualizados pela PlasticsEurope, em cooperação com a EuPC (associação europeia de transformadores de plásticos), a EuPR (associação europeia de transformadores de plásticos) e a EPRO (associação europeia de organizações promotoras da reciclagem de plásticos). Para obter uma cópia, CLICAR AQUI.