Polímeros semi-cristalinos ecológicos: PBT e PBT/PC

Xavier Mir, da SABIC Innovative Plastics, apresentou no XXVII SEMINÁRIO DE PLÁSTICOS a família de PBTs (politeftatlatos de butileno) e ligas PBT/PC (PBT/policarbonato) para aplicações técnicas, designadamente nos sectores automóvel, material eléctrico e electrónico, e também em diversos artigos de consumo. Resistência mecânica e estabilidade térmica são propriedades essenciais que justificam as numerosas aplicações destes materiais.
Nos últimos anos, esta gama de produtos foi alargada com as tecnologias "Up Cicle" em que se reciclam resíduos de PET post-consumo (garrafas) por um processo de despolimerização, para voltar a polimerizar e obter uma nova matéria-prima primária ("virgem") feita a partir de resíduos. As propriedades destes materiais são muito próximas aos PBTs convencionais e permitem o processamento nos mesmos moldes e máquinas. Além disso, o desempenho ambiental (avaliado por entidades independentes), é consideravelmente melhor comparativamente aos materiais de origem petroquímica directa.

mir1
A SABIC tem uma extensa gama de PBTs da gama iQ, alguns dos quais com aprovação para contacto alimentar.
Xenoy é a marca comercial das ligas PBT/PC SABIC, já com numerosas aplicações no mercado, designadamente em electrodoméstico, fichas e conectores, etc. Também estas ligas se podem basear nos PBTs iQ, com numerosas aplicações.