Tecnologias de Reciclagem em foco

No reinício dos trabalhos do XXVII SEMINÁRIO DE PLÁSTICOS, o eng. Ricardo Pereira, da Sirplaste, introduziu um dos temas do dia: a reciclagem. "Lembro-me de vir aos seminários da APIP com os meus pais e de ficar no quarto a fazer os trabalhos de casa. Depois o meu pai aparecia desolado porque os clientes evitavam estar ao pé dele. Nessa época, as empresas não queriam que se soubesse que processavam reciclados. Era um negócio quase clandestino. Por ironia, hoje, já é normal as empresas fazerem questão de apregoar que incorporam reciclados nas suas produções".

Horst Roeder, da EREMA, foi o primeiro orador do segundo dia de trabalhos do XXVII SEMINÁRIO DE PLÁSTICOS, com uma comunicação sobre o Mercado da Reciclagem e suas Tendências. Depois de analisar os principais indicadores da indústria de plásticos e da EREMA,  Roeder destacou e eeremaxibiu filmes técnicos sobre a família de extrusoras TVEplus, capazes de lidar com teores de humidade superiores e também com materiais com forte carga de impressão e metalizados.

EREMA COAX é um novo sistema combinado de trituração e extrusão, especialmente adequado para recuprar vários tipos de materiais utilizados nas indústrias automóvel,  farmacêutico, cordoaria, etc.

Nestas máquinas incluem o ecoSAVE®, um novo "pacote" de melhorias técnicas nas extrusora de reciclagem destinado a reduzir o consumo de energia até 10%. Essas medidas inerema2cluem não só motores de alta eficiência, mas também diversas medidas para reduzir as perdas de calor por radiação. Entre elas, o isolamento adicional dos filtros, e a nova configuração da secção de peletização, para evitar a perda de calor dos componentes aquecidos na água. O ecoSAVE® passou a ser equipamento de série em todos os equipamentos EREMA, sem custo adicional.

No final da sua intervenção, Hiorst Roeder referiu a importância de manter actividade de reciclagem no país onde osresíduos foram gerados.