EuPR tem novo presidente

Ton Emans, da CeDo, é o sucessor de Bernard Merkx no cargo de presidente da EuPR, a associação europeia das indústrias de reciclagem plásticos. Foi eleito durante o Encontro Anual da EuPR que teve lugar em Barcelona nos dias 16 e 17 de Novembro.
"Nestes tempos de incerteza económica, os empresários de reciclagem de plásticos terão que continuar a usar a sua conhecida criatividade para gerar um crescimento verde" – disse Ton Emans após a eleição. "Hoje, alguns dos nossos investimentos estão sub-utilizados devido à falta de um aprovisionamento regular. A minha missão imediata é mudar estas condições de mercado mantendo o mais possível os resíduos de plásticos, que são a nossa matéria-prima, na Europa e aumentando a qualidade da triagem para o abastecimento dos recicladores. A longo prazo, a EuPR vai exercer a sua influência para dois objectivos principais. Em primeiro lugar, uma proibição a nível europeu da deposição de plásticos em aterros. Em segundo lugar, um aumento significativo das metas de reciclagem mecânica nas legislações nacionais. Estas duas acções são necessárias para um mudança nas sociedades no sentido de uma economia verde e de um crescimento verde".
O próximo Encontro Anual da EuPR terá lugar nos dias 21 e 22 de Novembro de 2012 em Bruxelas. A EuPR é a associação profissional que representa os recicladores de plásticos na Europa. Promove a reciclagem mecânica e a criação de condições para sustentabilidade e rendibilidade da actividade de reciclagem, para além de constituir uma plataforma de serviços para os membros.  Em conjunto, as indústria filiadas na EuPR representam cerca de 80% da capacidade de reciclagem de plásticos na Europa, processando anualmente mais de 3 milhões de toneladas de resíduos plásticos.