Os altos e baixos das máquinas alemãs

"O aumento das encomendas recebidas pelos construtores alemães de máquinas de transformação de plásticos e borrachas continuou no terceiro trimestre" – referiu Ulrich Reifenhäuser, presidente da Associação VDMA. "Nessa base, revemos a nossa previsão de vendas para 2011 de 18% para 22%". As vendas dos construtores alemães deverão atingir até ao final deste ano um valor próximo dos 6 mil milhões de euros.

"Entre Janeiro e Setembro, o valor das novas encomendas aumentou 15%" – acrescentou Thorsten Kühmann, director executivo da VDMA. "As encomendas de clientes na Alemanha aumentou 13% de um ano para o outro, enquanto as encomendas de fora da Alemanha aumentaram 16% no mesmo período. No entanto, e com base no nível muito elevado atingido no ano passado, as taxas de crescimento foram descendo de mês para mês".

A indústria prevê um declínio das vendas de 7% em 2012. "Este foi um ano recorde de vendas para muitas empresas, mas elas esperam uma nova desaceleração da economia" – disse Ulrich Reifenhäuser.