Máquinas alemãs em 2011: 6 mil milhões de euros

Culminando dois anos de crescimento, as vendas de máquinas alemãs para as indústrias de plásticos e borracha ultrapassaram o recorde estabelecido em 2008. Pela primeira vez, o valor de vendas chegou aos 6 mil milhões de euros. O estudo mensal da associação VDMA indica que as empresas associadas aumentaram as suas vendas em 23% no final do ano passado. As vendas no mercado doméstico aumentaram 18%, enquanto os outros destinos aumentaram 25%. O mercado da zona euro ficou, porém, abaixo do aumento médio das vendas. A percentagem de exportação, que tinha descido abaixo dos 70% nos dois anos passados, recuperou o nível pré-crise.
Mais de dois terços dos construtores alemães de máquinas aumentaram o número dos postos de trabalho na segunda metade de 2011, e cerca de três quartos das empresas que responderam ao inquérito da VDMA aumentaram os pontos de trabalho no primeiro semestre.
Os cerca de 200 membros da Associação de Máquinas para Plásticos e Borracha, integrada na VDMA, são as empresas mais importantes deste sector e representam cerca de 90% das suas vendas. Os construtores alemães têm a liderança mundial, com quotas de mercado de cerca de 24% nas exportações.