Novo livro: Estabilidade Térmica dos Polímeros

image Foi recentemente publicado o livro ‘Thermal Stability of Polymers’, de T.R. Crompton, editado pela Smithers Rapra (Reino Unido)

Nos anos mais recentes foram publicados numerosos textos de investigação sobre as alterações da estrutura e das propriedades físicas dos polímeros quando expostos a temperaturas diversas. Por exemplo, essas mudanças podem ocorrer durante a injecção, no processamento subsequente e mesmo na utilização do produto final quando exposto a temperaturas elevadas.
A estabilidade térmica é um parâmetro de grande importância que deve ser tido em conta na selecção de polímeros, quer a aplicação seja a construção, um a peça técnica ou uma embalagem alimentar que vai ser submetida a temperaturas elevadas.
Os mecanismos que explicam as referidas alterações são vários e é importante conhecê-los ao ponto de se poder prever as mudanças de estrutura e de características em função do tempo e da temperatura. O conhecimento dos mecanismos da degradação térmica ajudam a desenvolver materiais com melhor estabilidade térmica. Isto é particularmente importante para aplicações na área da engenharia e da construção aeroespacial.
O livro ‘Thermal Stability of Polymers’ passa em revista, em nove capítulos, a medida das propriedades dos principais tipos de polímeros actualmente utilizados. Várias técnicas são discutidas, incluindo a análise termogravimétrica, a calorimetria diferencial, a ressonância magnética infra-vermelha ou nuclear, a pirólise, a cromotografia gasosa e a espectrometria.
O livro destina-se aos produtores e investigadores de polímeros, bem como aos investigadores de aplicações finais. Obviamente, o livro é também especialmente útil para os estudantes de engenharia de polímeros.

Para ver o índice deste livro, clicar AQUI.
Para ver um capítulo,  clicar AQUI.