CELOPLÁS em projecto europeu de desenvolvimento de conectores de elevada precisão para cabo de fibra óptica

imageEstá em marcha uma nova iniciativa europeia para a indústria de telecomunicações. O projecto VECTOR (Versatile Easy installable Connector implementing new Technologies for accelerated fiber Optic network Roll-outs in Europe) foi lançado em Outubro de 2012 e é uma parceria entre universidades europeias e a indústria de telecomunicações com o objectivo de efectuar actividades de investigação para o desenvolvimento de um sistema de conector de fibra óptica instalável no terreno. Este sistema irá acelerar bastante a implantação de redes alargadas de fibra óptica. Entre os parceiros do projecto VECTOR está a Celoplás, empresa portuguesa do sector da transformação de plásticos.

imageA internet de alta velocidade requer o acesso a ligações em cabo de fibra óptica. Para a distribuição de sinal em redes de fibra óptica, as fibras têm que ser conectadas umas às outras, preferencialmente de forma reconfigurável.
A instalação no terreno de conectores em fibras ópticas de tamanho tão reduzido requer pessoal altamente especializado e uma série de ferramentas específicas. O pó e a sujidade tornam praticamente impossível obter conexões no terreno com um nível de qualidade próximo do que é conseguido num ambiente de fábrica ou laboratório. O resultado da actual investigação promete ser um sistema de conexão que garanta um desempenho “de fábrica” durante a instalação no terreno.

O projecto VECTOR explora os mais recentes desenvolvimentos no campo dos materiais termorretrácteis, nano-materiais, géis de alta tecnologia, microfabricação e sistemas de alinhamento micromecânicos para conseguir conexões ópticas com especificações superiores. Parceiros de toda a Europa juntaram-se para atingir os objectivos do projecto. O projecto é financiado pelo programa da União Europeia “Seventh Framework” (FP7) e coordenado pela TE Connectivity (através da sua filial na Bélgica, Tyco Electronics Raychem BVBA). O projecto VECTOR conta também com as contribuições da DEMCON Advanced Mechatronics BV (Holanda), Celoplás – Plásticos para a Indústria SA (Portugal), Vrije Universiteit Brussel e Universiteit Gent (Bélgica), Telecom Italia S.p.A. (Itália) e Telekom Deutschland GmbH (Alemanha).

Stéphane Berghmans, coordenador do projecto na TE Connectivity, testemunha: “A actual tecnologia de conexão requer uma extensa e exaustiva pré-engenharia e mão-de-obra altamente especializada para a implantação dos sistemas no terreno. Isto torna a instalação lenta, pouco fiável e, em última análise, aumenta o custo por conexão para valores difíceis de gerir. Com o projecto VECTOR pretendemos que as conexões de fibra óptica sejam tão simples como as conexões de cabos eléctricos e, assim, levar a todas as famílias europeias internet ultra-rápida a preços acessíveis”.

CELOPLÁS
imageA Celoplás – Plásticos para a Indústria S.A. é uma PME, com sede no Norte de Portugal. Actualmente, 133 pessoas trabalham na empresa numa área coberta de 10.000 m². Durante os últimos 20 anos, a Celoplás esteve envolvida na concepção, no desenvolvimento e fabrico de peças de alta precisão produzidas por injecção, usando toda a gama de termoplásticos e termoendurecíveis disponíveis no mercado bem como a injecção de silicones líquidos. Para complementar os processos descritos anteriormente, a empresa tem também competências no projecto e fabrico de moldes de injecção (convencional, moldação sobreposta e multicomponentes) bem como todas as ferramentas ou equipamentos necessários para posterior manipulação e/ou operações complexas de montagem automática.
A empresa está actualmente a reforçar os seus investimentos em I&D, nomeadamente no desenvolvimento de competências em tecnologias micro (moldação, fabrico de moldes e metrologia) bem como tecnologias de moldação por injecção de pós metálicos e cerâmicos para os sectores médico, fotónico, electrónico e automóvel. Os investimentos em I&D representam 4 a 5 % do volume de negócios da empresa. Actualmente a empresa está envolvida em outros projectos de I&D de importância elevada para o seu futuro.

Para mais informação sobre a empresa, CLICAR AQUI.