Mercado Europeu das Tampas e Cápsulas

image O mercado das bebidas representa 40% da procura de materiais plásticos por parte das indústrias produtoras de tampas e cápsulas da Europa. Expresso em unidades, a percentagem aproxima-se dos 60%. Os refrigerantes com gás deixaram de ser uma categoria dinâmica no mercado das tampas e cápsulas. No entanto, prevê-se um aumento da procura em 2015.

Os segmentos de mercado para além das bebidas representam os restantes 60% da procura de plásticos na Europa. No mais recente relatório sobre esta indústria (Plastic Caps and Closures in Europe), a AMI Consulting indica que os segmentos da cosmética e cuidado pessoal são os principais consumidores de tampas plásticas. O relatório prevê que as tampas para produtos de cuidado pessoal e dosagem vão dar o contributo mais significativo para o crescimento da indústria nos próximos cinco anos, seguidos pelo segmento dos produtos para o lar.

O factor-chave para o mercado das tampas e cápsulas nos segmentos não bebidas é a inovação, com as empresas detentoras de marcas a procurar uma maior diferenciação nos pontos de venda, através de melhorias na estética e funcionalidade. Os lineares dos supermercados estão cheios de imitações e réplicas e as marcas líderes necessitam de se distinguir das demais. O papel da embalagem continua a ser cada vez mais importante em todos os segmentos de produtos de consumo de rotação rápida.