Tabuleiros de PET devem ser triados e reciclados em separado

Os tabuleiros de PET devem ter o seu próprio circuito de reciclagem, reivindica a associação Plastics Recyclers Europe. Os tabuleiros plásticos têm valor, devem ser separados das garrafs PET e reciclados em separado de modo a assegurar a eficiência de recursos.
Casper van den Dungen, presidente da Plastics Recyclers Europe, afirmou que "os tabuleiros e as garrafas são dois tipos diferentes de produtos que não devem ser reciclados na mesma linha. As suas formulações e composições químicas não são idênticas e podem criar problemas de qualidades aos recicladores de plásticos".

"Os esquemas de recolha e as estações de triagem não podem empurrar este assunto para jusante da cadeia de valor" – acrescentou Casper van den Dungen. As 700 000 toneladas de tabuleiros PET anualmente consumidas na Europa podem ser recicladas como material com valor se forem adequadamente separadas dos outros materiais, tais como as garrafas PET e as poliolefinas. Esta tendência irá viabilizar o investimentos em linhas de reciclagem de tabuleiros e aumentar a eficiência de recursos na Europa.

A Plastics Recyclers Europe reclama uma abordagem conjunta da cadeia de valor para reciclar os tabuleiros de PET e alerta que as acções unilaterais podem colocar em risco a reciclagem de um dos plásticos mais reciclados na Europa.