RecyClass™ – uma escala para classificar a reciclabilidade

O design actual dos produtos plásticos dificulta as novas metas europeias de reciclagem, diz a associação Plastics Recyclers Europe. A reciclagem de embalagens de plástico não começa na recolha mas no design. O design de embalagem actual está sobretudo focado na maximização do desempenho. O design despreocupado conduz frequentemente ao esvaziamento incompleto das embalagens e anda se utiliza uma grande variedade de combinações de polímeros/materiais que são incompatíveis com um processo de reciclagem eficiente.
O novo desafio deverá traduzir-se em considerar a reciclabilidade como um requerimento em pé de igualdade como outros critérios de desempenho. Isto irá contribuir para desviar uma quantidade importante de plásticos dos aterros e da incineração, encaminhando-as para a reciclagem, que está num patamar acima da hierarquia dos resíduos.

A Plastics Recyclers Europe considerar que a introdução de um sistema de classificação irá ajudar os designers a avaliar as suas criações sob o ponto de vista da reciclabilidade e a escolher as melhores opções para melhorar a sua classificação.

RecyClass™ é uma abordagem de mercado comum baseada nas Design for Recycling Guidelines. Irá oferecer um método fácil para determinar a reciclabilidade de qualquer embalagem de plástico, com base numa escala de A a G (sete classes comparáveis com as classes europeias de eficiência energética).

“Começámos a trabalhar neste projecto há mutos meses. Nesta etapa, o primeiro projecto do nosso modelo está a ser testado em vários institutos técnicos, em vários países europeus” – refere Paolo Glerean, que lidera a task force “packaging design” da PRE. “O nosso objectivo é apresentar a ferramenta RecyClass™ num evento especial durante a Interpack em Duesseldorf em Maio de 2014”.