Crescimento na indústria de filme de PE

A procura de filme de PE registou uma recuperação lenta e contínua desde 2010. A recessão de 2008-2009 viu a produção de filme de PE cair 10% e o nível está ainda meio milhão de toneladas abaixo no nível-pico de 2007. A recuperação e o crescimento, porém, já não se baseiam apenas na tonelagem. Com os processos de redução de espessuras e a utilização de graus lineares e metalocenos, é possível produzir e utilizar filmes mais finos para as mesmas aplicações. De acordo com a AMI (Bristol, Reino Unido), na décima edição do seu Directório de Extrusores de Filme de Polietileno na Europa, em 2013, pela primeira vez, o consumo de graus lineares e metalocenos pelas empresas de extrusão de filmes ultrapassou o consumo de graus tradicionais. esta tendência veio para ficar e a AMI prevê que o uso de metalocenos vai crescer 3 ou 4 pontos percentuais acima da taxa global.

Os extrusores de filme têm vindo a aumentar o uso de graus lineares e metalocenos para se adaptarem à procura, o que ajuda a explicar as taxas de crescimento da produção de filmes estiráveis e retrácteis. Usados sobretudo para proteger todo o tipo de produtos durante o transporte e armazenagem, os filmes estiráveis e retrácteis representaram, cada um cerca de 1 milhão de toneladas de produção, em 2013. O directório da AMI evidencia a importância deste sector, com 52% das fábricas envolvidas na produção de filmes estiráveis e retrácteis para grupagem ou envolvimento de paletes. A tendência reflecte-se por toda a Europa, com a Alemanha a liderar. Na Alemanha, os filmes estiráveis e retrácteis representam 61% da actividade de extrusão de filmes de PE. O líder europeu na produção de filmes estiráveis, a Manuli (Itália) detém uma das maiores fábricas europeias em Schkopau, Alemanha.

image

O sector da produção de filme de PE continua em consolidação e reestruturação. O grupo Coveris conjuga a produção de filmes PE das empresas Britton, Veriplast, Unterland e Kobush. A Nordenia foi adquirida pelo Mondi Group e a RKW adquiriu a Hyplast.