Inovação nos isolamentos de poliuretano na UTECH Europe

Isolamentos térmicos economizadores de energia que mantêm o calor nos edifícios e mantêm as baixas temperaturas nos armazéns estão entre as aplicações em que os poliuretanos desempenham um papel vital nos sectores da construção e do controlo de temperatura. As inovações mais recentes na formulação e fabrico de poliuretanos para desempenho térmico e retardamento de chama serão apresentadas na conferência e exposição trienal UTECH Europe que tem lugar nos dias 14 a 16 de Abril, em Maastricht, Holanda, de 14 a 16 de Abril.

Com mais de 90 apresentações técnicas detalhadas, divididas por 11 sessões, a conferência UTECH Europe irá abranger os desenvolvimentos mais recentes no mundo dos poliuretanos e revelar aspectos essenciais do mercado global. Na tarde do 2º dia da conferência (15 de Abril), decorrerá uma sessão com 11 comunicações dedicadas a inovações no uso e fabrico de poliuretanos em espumas rígidas, com oradores das empresas Dow Polyurethanes, DuPont, Bayer MaterialScience, Momentive, Air Products, ICL-IP, Foam Supplies Inc, BASF, Honeywell e Lambiotte.

Giuseppe Vairo, da Dow, apresentará as mais recentes tecnologias de reacção ao fogo em poliuretanos para construção. A Dow desenvolveu um conceito inovador de painel para os fabricantes de painéis metálicos isolados (IMPs) com um desempenho de retardamento de chama que permitirá um uso mais alargado de painéis com interior de poliuretano (PUR) e poliisocianurato (PIR) em aplicações com os requisitos mais exigentes de segurança contra incêndios.

imageMarc Fricke, da BASF, apresentará o SLENTITE – um novo material de isolamento de alta performance para aplicações de climatização. É um novo tipo de aerogel orgânico baseado na química do poliuretano. Os aerogéis são materiais altamente porosos e 90% do seu volume consiste em poros de ar. O desempenho excepcional de isolamento é possível graças ao dimensionamento dos poros na escala nanométrica. O novo material permite isolamentos 25 a 50% mais finos, comparativamente aos produtos convencionais.

David Williams, Director de Tecnologia da Honeywell, fará uma apresentação sobre os benefícios ambientais na cadeia de frio através de um novo agente expansor líquido de alta performance. O Solstice LBA está a ser adoptado por fabricantes de electrodomésticos residenciais e comerciais, tais como a Whirlpool, a Hailer e a Midea, bem como por fabricantes de espumas spray e painéis de isolamento, tais como a LaPolla, a Kingspan, e a SoflanWiz, para reduzir o impacte ambiental e assegurar a conformidade com as regulamentações sobre ambiente e eficiência energética.

A exposição UTECH

Na exposição UTECH Europe, mais de 190 empresas vão apresentar as suas mais recentes novidades na área dos poliuretanos. A Dow Polyurethanes vai apresentar a nova gama de retardantes não halogenados VORATHERMTM CN 100 com tecnologia PIR para painéis de isolamento compatíveis com os níveis de performance B-s1,d0 Top Euroclass. A tecnologia Pascal™ Pro estará também em destaque, com as suas características de eficiência energética e produtividade para a indústria de refrigeração e fabrico de painéis para armazéns frigoríficos. Vai também apresentar os sistemas Voraforce™ para compósitos fabricados por pultrusão ou para enrolamento de filamentos destinados a aplicações na construção e infraestruturas.

A ICL-IP vai apresentar uma tecnologia reactiva de retardantes para poliuretanos destinados a aplicações de isolamento térmico.

A INVISTA apresentará inovações que incluem polióis de poliéster TERATE® HT para espumas rígidas para isolamento.

Para mais informação sobre a UTECH Europe, ou para inscrição antecipada e gratuita na exposição, clicar AQUI.