Plataforma para a reciclagem de termoformados PET

A associação Petcore Europe levou acabo um workshop em Bruxelas dedicado à reciclagem de termoformados rígidos de PET, com a participação de 25 especialistas e dirigentes de toda a cadeia de valor do PET na Europa. A Petcore acredita que este workshop marca o início de uma plataforma técnica que deverá envolver os players mais importantes para desenvolver ainda mais a reciclagem do PET.

image_thumb[1]“A reciclagem do PET é uma história de sucesso” – afirmou Wim Hoenderdaal da Indorama, um dos organizadores. “É o único exemplo em larga escala em que o círculo se fechou ao nível mais elevado e em que se podem produzir novas embalagens de alta qualidade a partir de materiais reciclados”.
O PET reciclado é utilizado para produzir novas garrafas e termoformados. No caso dos tabuleiros termoformados, a incorporação de rPET (PET reciclado) chega a ultrapassar os 70%, mantendo a conformidade com a regulamentação sobre contacto alimentar.
O workshop de um dia estruturou-se em três partes: Recolha e Triagem, com o ponto da situação em países como a Alemanha, Bélgica, Reino Unido e França; Tecnologias de Embalagem e Tecnologias de Reciclagem. Cada sessão foi seguida por um painel de debate.
“A cadeia de valor do PET é a única em que completa todo o ciclo de vida dos seus produtos, incluindo os termoformados” – referiu Patrick Peuch, Director Executivo da Petcore Europe. “O objectivo deste workshop foi construir e promover um grupo de trabalho para melhorar o estado actual do ciclo de vida dos termoformados de PET, incluindo o design fo recycling, as tecnologias de embalagem, a recolha, a triagem e as tecnologias de reciclagem”.