Placard – Bioplastificante para PVC

imageO projecto Placard, que envolve o desenvolvimento de um plastificante de origem "bio" para a formulações de PVC destinadas a aplicações no sector da construção, apresentou resultados nos dias 8 e 9 de Julho numa sessão realizada na sede da EuPC. O novo plastificante
é produzido pela modificação química do cardanol, um óleo amarelo de grau industrial obtido pela destilação sob vácuo de casca de castanha de caju. A matéria-prima de base é um subproduto, pelo que esta nova aplicação não afecta os recursos alimentares. A produção piloto do plastificante Placard foi levada a cabo nas instalações da Serichim e os ensaios forma realizados pela Universidade de Salento, em comparação com outros plastificantes com e sem ftalatos. Os plastificantes Placard revelaram eficiência plastificante superior à dos plastificantes DEHP e DOTP, antevendo-se economias de material. Apresentam também vantagem no que toca processamento e economia de energia.
O projecto prossegue com a investigação de características como a facilidade de reciclagem. O projecto Placard é liderado pela Kommi. Para mais informação sobre o projecto, clicar no logótipo acima.