A IMPORTÂNCIA DA PERFORMANCE PESSOAL

José Soares , professor de fisiologia da Universidade do Porto, apresentou uma comunicação sobre desempenho e produtividade humana, um tema transversal a todas as profissões. “Muito do que se aplica aos desportistas pode ser aplicado na nossa vida profissional”, mas “é preciso gerir muito bem as capacidades e os esforços porque na vida tudo se paga” – referiu o professor.

image

Não basta trabalhar muito, é preciso ser produtivo e eficiente. Neste domínio, há que evitar equívocos como o de fazer várias coisas ao mesmo tempo ou como pensar que as capacidades e recursos pessoais são infinitos. O corpo humano não é assim, tem os seus limites. O tempo é finito e as capacidades devem ser usadas no seu tempo e medida. Para pôr energia nas tarefas há que saber renová-la. Em vez de lutar contra o tempo há que aprender a geri-lo.
A comunicação do prof. José Soares não foi sobre métodos de gestão do tempo, mas sobre o fundamento científico, fisiológico, do stresse , da falta de energia, de atenção, etc.. Saber parar e recuperar forças faz parte da performance e produtividade pessoal.