FILTROS PARA EXTRUSÃO E RECICLAGEM

Volker Neuber, da Ettlinger, trouxe ao XXXI SEMINÁRIO DE PLÁSTICOS uma comunicação sobre sistemas de filtração contínua para extrusoras. A filtração do material fundido é essencial para a qualidade dos produtos finais e também para os níveis de eficiência das linhas de extrusão e reciclagem. A filtração de componentes é essencial para reciclagem de materiais industriais ou pós-consumo, bem como para a produção de compostos. A tecnologia de filtração em contínuo desenvolvida pela Ettlinger desde 2004 permite compatibilizar as exigências de produtividade e qualidade, minimizando as paragens (substituição de filtros). Os sistemas consistem num filtro rotativo contínuo que retemos contaminantes que são removidos também em contínuo por um raspador. A rotação do filtro é determinada pela pressão e temperatura, medidas em tempo real. O princípio de funcionamento pode ver-se no pequeno filme seguinte.

https://m.youtube.com/watch?v=Xu0_qAs6ahg

Numa aplicação típica, um filtro rotativo de 200 microns assegura produção até 1200 kg/h, com perda máxima de produto de 2%. O filtro só necessita de ser substituído cada 3 ou 4 semanas e bastam 4 ou 5 filtros por ano. Volker Neuber indicou os parâmetros de desempenho com vários materiais e aplicações.

image

Os novos sistemas ECO destinam-se a aplicações que envolvem materiais virgens ou reciclados, com baixo teor de contaminantes (até 1,5%). Incluem uma função de auto-limpeza.
A comunicação mostrou ainda imagens e resultados de diversas aplicações de de extrusão, em que os sistemas de filtração operam sem intervenção durante semanas.