TRANSPORTADORES E AUTOMAÇÃO

As exigências de produtividade podem exigir a automação de operações a jusante da máquina de injecção. Esta é a área de especialidade da MB Conveyors, construtor de transportadores e sistemas de manipulação para células de produção de peça plásticas.

image

Mattia Baldisserotto, da MB Conveyors, apresentou as tipologias de transportadores fabricados pela empresa. Os transportadores são um factor de economia de tempo, dinheiro, espaço, energia e de melhoria das condições de trabalho e da saúde dos operadores. Podem ser usados para transportar (deslocação horizontal e vertical), para separar, para agrupar, como equipamento de base para sistemas de arrefecimento ou aquecimento, para orientação de peças, para embalar, armazenar, etc..

image

Na sua comunicação, Mattia Bandisserotto referiu as possibilidades de integração dos sistemas de transportadores em sistemas de gestão industrial EMS, tirando partido da comunicação Ethernet e dos dispositivos de automação programável.
Como casos práticos de aplicação, apresentou um sistema de acondicionamento em caixas, totalmente automático e instalado ao lado da máquina de injecção,  um sistema similar com dispositivo de vibração e protecção contra poeiras e um sistema de transporte e armazenagem de cápsulas.