Filmes BOPP: mercado em crescimento

imageUma pequena melhoria das margens, a par de um crescimento significativo do mercado – 4% em 2015 – contribuíram para aumentar a confiança dos investidores na produção de filmes de BOPP. No entanto, e depois de vários anos em que 60 a 70% das novas capacidades foram instaladas na China, os investimentos voltaram-se para outros mercados com maior potencial de crescimento. Nos próximos dois anos, são esperados novos produtores na Europa, África, Ásia e Américas, a par de novas linhas dos atuais produtores. A concorrência obrigará à racionalização das capacidades mais antigas. A situação afigura-se arriscada para os fabricantes europeus menos rentáveis. A chegada de novos concorrentes na Polónia e na Rússia poderá originar a necessidade de mais 100.000 toneladas de capacidade se a Europa regressar à taxa de utilização de 80% atingida em 2010. Isto equivale a 4 ou 5 linhas ou potencialmente um ou dois produtores.

As conclusões acima constam do mais recente relatório da AMI sobre a indústria dos filmes de BOPP. As empresas focadas nas eficiências de produção, na redução de desperdícios e no desenvolvimento de filmes de maior valor acrescentado viram aumentar a sua rentabilidade em 2015, o que conduziu a novos anúncios de aumentos de capacidade por parte de novas empresas e em novos mercados. No entanto, com mais 37 novas linhas que representam um acréscimo de 1,5 milhões de toneladas/ano de capacidade no período 2016-2017, as taxas de utilização da capacidade continuarão entre os 70 e 75%. Estas taxas também são afetadas pela tendência para produzir filmes com menores espessuras e filmes mais específicos.
A robustez da indústria de filmes de BOPP está relacionada com os volumes elevados utilizados no setor da embalagem, especialmente alimentar, no qual é difícil encontrar uma alternativa económica. O crescimento do mercado global dos alimentos embalados está ligado ao crescimento da população, ao aumento da população urbana e à subida dos níveis de vida nos países em vias de desenvolvimento. Os fabricantes de filmes têm de focar-se na tendência para a globalização do mercado dos filmes de BOPP: os transformadores e empresas de marca abastecem-se, cada vez mais, no mercado global. À medida que os clientes expandem a sua implantação e pretendem oferecer produtos normalizados, necessitam de fornecedores de filmes de BOPP que lhes permitam ter uma oferta consistente em múltiplas regiões. Isto pode conduzir a consolidações no mercado e já há sinais do início dessa tendência. Os 10 maiores produtores mundiais de BOPP já representam 30% da produção global de filmes de BOPP (25% em 2011 e 27% em 2013). A consolidação não se limitou às empresas mais antigas da Europa e da América do Norte. Também está a dar origem a novos líderes de mercado na China e na América do Sul.

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A AMI prevê que a procura de filmes de BOPP continue a crescer a uma taxa média de 5% por ano até 2020, atingindo 9,5 milhões de toneladas. Para mais informação sobre o relatório ‘BOPP films – the global market’, contatar Carole Kluth.