Combibatch – um cocktail de côr e aditivos

Tiago Filipe apresentou no XXXII Seminário de Plásticos o conceito de ‘Combibatch’ proposto pela Inventive Materials, empresa portuguesa especializada na produção de masterbatches, aditivos e compostos.

O Combibatch é a combinação num único masterbatch do conjunto de aditivos e masterbatches de cor. Nos anos mais recentes, as aplicações têm evoluído no sentido da maior complexidade da aditivação. O Combibatch é uma solução cada vez mais utilizada que substitui os processos tradicionais e reduz a complexidade para o transformador.

Nos processos tradicionais, o “combi” requeria a dupla passagem pela extrusora, com os efeitos inevitáveis na degradação do polímero, dos custos e  limitação do teor de aditivo. Para evitar a dupla extrusão, é possível adicionar o aditivo após a dispersão do pigmento, num processo batch, mas com menor homogeneização. Uma terceira alternativa consiste em etrusoras tipo “contiuous mixer”. Neste caso, com aditivos de baixo ponto de fusao (anti UV, slip ou antiestáticos, apenas permite incoporações até 5% sem perda de qualidade.

O estado da arte é a produção em extrusoras de duplo fuso com alimentação lateral, operando em contínuo. Este processo é compatível quer para poliolefinas ou estirénicos, quer para plásticos de engenharia. Por outro lado, esta tecnologia permite teores superiores a 25%.

A primeira vantagem do Combibatch é o facto de usar apenas um dosificador e não ter necessidade de fazer pré-misturas (com os problemas inerentes de custos de mão-de-obra, segregação de materiais, etc.). A responsabilidade da formulação é transferida para o fornecedor e o risco de erro desce drasticamente. A combinação do masterbatch de cor e aditivo resolve os probllema de compatibilidade entre ambos e a responsabilidade por essa compatibilização depende de uma única fonte fonte. Além disso, a solução Combibatch reduz os custos de inventário.

Para finalizar a sua apresentação, o eng. Tiago Filipe referiu um exemplo concreto de desenolvimento de um Combibatch de côr, anti-UV, anti-estático e estabilizante.