Limpeza e proteção de moldes

O segundo dia de trabalhos do XXXII Seminário de Plásticos começa agora com uma apresentação sobre produtos químicos para limpeza e proteção de moldes. Dirk Frevel, sales director da BUCHEM, apresentou a gama de produtos desta empresa, enunciando os principais problemas que ocorrem na área da manutenção de moldes.

Sediada em Colónica, a BUCHEM tem uma gama de produtos para todas as partes da máquina de injeção: unidade de plastificação, cavidades do molde, canais de arrefecimento, controladores de temperatura, superficie do molde e unidade de fecho. Dirk Frevel apresentou vários exemplos práticos de calcificação de canais e enunciou os seus efeitos nos custos e na produtividade.

A BUCHEM tem também soluções específicas para a limpeza das unidades de controlo de temperatura e circuitos de água. Estas soluções baseiam-se em produtos de limpeza especialmente formulados e dispensam procedimentos mecânicos.

A limpeza da superfície dos moldes contribui para manter a precisão do processo de injeção. O procedimento de limpeza com produtos BUCHEM requer cerca de 10 minutos. Dirk Frevel descreveu o procedimento, que envolve várias etapas e produtos.

A BUCHEM tem também produtos para limpeza de fusos da unnidade de plastificação. O procedimento de limpeza requer cerca de 30 minutos e pode ser completado com limpeza com gelo seco.

É possível limpar a superfície dos moldes sem grande perda de tempo. O produto de limpeza aplicado não necessita de ser removido, basta correr 2 ou 3 ciclos para completar o procedimento.

A BUCHEM tem um produto e um procedimento específico para a mudança de material ou de côr em processos de injeção.